Jogo da Velha com Interface Gráfica em Java





Jogo da Velha em Java - Parte 3 - Atribuindo Funcionalidades aos JButtons - NetBeans 7.1





Jogo da Velha em Java - Parte 4 - Elaborando a Lógica do Jogo - NetBeans 7.1






Jogo da Velha em Java - Parte 5 - Verificando Linhas, Colunas e Diagonais - NetBeans 7.1





Jogo da Velha em Java - Parte 6 - Atualizando e Complementando o Jogo - NetBeans 7.1





Jogo da Velha em Java - Parte 7 - Novo Jogo e Sair do Jogo - NetBeans 7.1





Jogo da Velha em Java - Parte 8 - Sobre o Jogo da Velha - NetBeans 7.1





Jogo da Velha em Java - Parte 9 - Finalizando Projeto - NetBeans 7.1






Código-Fonte do Jogo da Velha.


OBS.: Para melhor entendimento recomendasse que todos os vídeos sejam primeiramente assistidos, já que notoriamente somente copiando o código abaixo, este não rodará, já que depende da construção da Interface Gráfica pelo método de arrastar Componentes.




    boolean Jogador1Ativo = true;
    boolean Jogador2Ativo = false;
    
    int VitoriaDoJogador1 = 0;
    int VitoriaDoJogador2 = 0;
    int PartidasEmpatadas = 0;

    public JogoDaVelha() {
        initComponents();
    }
    
    
    public void JogadorAtivo() {
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            Jogador1Ativo = false;
            Jogador2Ativo = true;
        } else {
            Jogador1Ativo = true;
            Jogador2Ativo = false;
        }
        
        JogadorVencedor("X");
        JogadorVencedor("0");
        
    }
    
    
    
    public void JogadorVencedor(String Jogador) {
        
        
        /******************* Verificando Linhas *********************/
        if (B1.getText().equals(Jogador) &&
                B2.getText().equals(Jogador) &&
                B3.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B1.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        if (B4.getText().equals(Jogador) &&
                B5.getText().equals(Jogador) &&
                B6.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B4.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        if (B7.getText().equals(Jogador) &&
                B8.getText().equals(Jogador) &&
                B9.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B7.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        /******************* Verificando Colunas *********************/
        if (B1.getText().equals(Jogador) &&
                B4.getText().equals(Jogador) &&
                B7.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B1.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        if (B2.getText().equals(Jogador) &&
                B5.getText().equals(Jogador) &&
                B8.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B2.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        if (B3.getText().equals(Jogador) &&
                B6.getText().equals(Jogador) &&
                B9.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B3.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        /******************* Verificando Diagonais *********************/
        if (B1.getText().equals(Jogador) &&
                B5.getText().equals(Jogador) &&
                B9.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B1.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        if (B3.getText().equals(Jogador) &&
                B5.getText().equals(Jogador) &&
                B7.getText().equals(Jogador)) {
            
            if (B3.getText().equals("X"))
                Vencedor("Jogador 1");
            else
                Vencedor("Jogador 2");
            
        }
        
        
        /******************* Verificando Empate *********************/
        if ( !B1.getText().equals("") &&
                !B2.getText().equals("") &&
                !B3.getText().equals("") &&
                !B4.getText().equals("") &&
                !B5.getText().equals("") &&
                !B6.getText().equals("") &&
                !B7.getText().equals("") &&
                !B8.getText().equals("") &&
                !B9.getText().equals("") ) {
            
            Vencedor("Empate");
        }
        
    }
    
    
    public void Vencedor(String JogadorVencedor) {
        
        if (JogadorVencedor.equals("Jogador 1")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(JogoDaVelha.this, "Parabéns Jogador 1. Você venceu o Jogo!");
            VitoriaDoJogador1++;
            NumeroDeVitoriasDoJogador1.setText("Número de Vitórias: " + VitoriaDoJogador1);
            LimparCampos();
        }
        
        
        if (JogadorVencedor.equals("Jogador 2")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(JogoDaVelha.this, "Parabéns Jogador 2. Você venceu o Jogo!");
            VitoriaDoJogador2++;
            NumeroDeVitoriasDoJogador2.setText("Número de Vitórias: " + VitoriaDoJogador2);
            LimparCampos();
        }
        
        
        if (JogadorVencedor.equals("Empate")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(JogoDaVelha.this, "Jogo Empatado! Joguem Novamente!");
            PartidasEmpatadas++;
            NumeroDeEmpates.setText("Número de Empates: " + PartidasEmpatadas);
            LimparCampos();
        }
        
    }
    
    
    public void LimparCampos() {
        
        B1.setText("");
        B2.setText("");
        B3.setText("");
        B4.setText("");
        B5.setText("");
        B6.setText("");
        B7.setText("");
        B8.setText("");
        B9.setText("");
        
        Jogador1Ativo = true;
        Jogador2Ativo = false;
        
    }








    private void B3ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B3.getText().equals("")) {
                B3.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B3.getText().equals("")) {
                B3.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
    }                                  

    private void B1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B1.getText().equals("")) {
                B1.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B1.getText().equals("")) {
                B1.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
        
    }                                  

    private void B2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B2.getText().equals("")) {
                B2.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B2.getText().equals("")) {
                B2.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
        
    }                                  

    private void B4ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B4.getText().equals("")) {
                B4.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B4.getText().equals("")) {
                B4.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
    }                                  

    private void B5ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B5.getText().equals("")) {
                B5.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B5.getText().equals("")) {
                B5.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
    }                                  

    private void B6ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B6.getText().equals("")) {
                B6.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B6.getText().equals("")) {
                B6.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
    }                                  

    private void B7ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B7.getText().equals("")) {
                B7.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B7.getText().equals("")) {
                B7.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
        
    }                                  

    private void B8ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B8.getText().equals("")) {
                B8.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B8.getText().equals("")) {
                B8.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
    }                                  

    private void B9ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                   
        
        if (Jogador1Ativo == true) {
            if (B9.getText().equals("")) {
                B9.setText("X");
                JogadorAtivo();
            }
        } else {
            if (B9.getText().equals("")) {
                B9.setText("0");
                JogadorAtivo();
            }
        }
        
    }                                  

    private void NovoJogoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
        
        LimparCampos();
        
    }                                        

    private void SobreJogoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                          
        
         new SobreJogoDaVelha(
                 (int) getLocation().getX(),
                 (int) getLocation().getY(),
                 JogoDaVelha.this, true
         ).setVisible(true);
        
        
    }                                         

    private void SairDoJogoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                           
        
        
        System.exit(0);
        
    }



Palavras-Chaves: Novo Jogo, Sair do Jogo, Sobre o Jogo, Métodos, Programadores, Localização da Janela, Operadores Lógicos, Importações de Imagens, Jogos Digitais, Vídeos, Tutorial, Lógica de Programação, Jogador1, Jogador2, Alternância de Jogadores, Empate, Partida, Interface Gráfica, JFrame, JPanel, Componentes Gráficos, JLabel, JSeparator, JButton, JDialog, actionPerformed, Instância, Programação Orientada a Objeto (POO), Linguagem de Programação, Arrastar Componentes, Programação, Tecnologia, NetBeans 7.1, Java.


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